29 de jul. de 2009

Cristianismo, 11 de setembro e Sistema Financeiro

Zeitgeist, o Filme
Um documentário sobre três assuntos diferentes. Siga o link a seguir. O site é em português, mas o video não possui tradução. (http://www.portugalzone.com/?p=123)


Jesus
Será que você realmente sabe tudo sobre o cristianismo? Será que conhece as raizes de sua herança judaico-cristã?

O que Jesus, Horus e Mitra possuem em comum? "Pera", você diz. Eles possuem algo em comum? Sim, pequeno gafanhoto... Cristianismo primitivo, Judaismo, 25 de dezembro, Pascoa... as semelhanças e informações o deixarão estupefato. O quanto de Jesus foi construido e o quanto foi fato historico? Depois de ficar a par destas informações, você com certeza terá uma visão diferente sobre sua religião.

11 de setembro
Nunca levei a sério aqueles malucos da internet que dizem que o ataque as torres gêmeas foi uma conspiração. Isso pra mim tinha o mesmo valor que os coleguinhas que falam sobre greys, chips, draconianos e Eram os Deuses Astronautas. Só que depois de considerar as informações salientadas pelo documentário, comecei a pensar melhor no assunto... Não me convenci acerca de uma teoria da conspiração, mas definitivamente me fez repensar e ver que o problema não foi satisfatoriamente elucidado para o público.

Sistema Financeiro
Basicamente, eles dizem que um pequeno grupo de pessoas influentes quer dominar o mundo através do mercado financeiro, deixando todos chipados e endividados, a mercê de sua agenda. Não é nada diferente das teorias sobre Illuminati, Nova Ordem Mundial e Priorado de Sião. Ignore esta terceira parte (ou, como eu, divirta-se vendo como pessoas são capazes de tecer as mais criativas explicações sobre algo que lhes é complicado demais pra entender).

28 de jul. de 2009

Futebol dos filósofos

Postaram na comunidade Filosofia do orkut um vídeo hilário sobre os filósofos mais famosos da história jogando futebol. Quanto mais cabeção você for, mais vai rir com os trocadilhos. É pra desopilar o fígado!

Aliás, só os ingleses com sua ironia fina pra fazer um video desses. Dizem que inglês é feio pra caramba. Nunca tirei a prova. Mas uma coisa eu tenho certeza, o humor deles é o mais inteligente. :)



27 de jul. de 2009

"A guerra de todos contra todos"

"Imagine-se num outro mundo. Desde pequeno, você foi ensinado que deve se comportar. Que deve respeitar os outros, seguir as leis e buscar a bondade de alma. Se fizer algo de errado, seu coração ficará maculado. Quanto mais a maldade marcar suas ações, mais negro e pesado se tornará seu coração.

Então, quando você morrer, a deusa da justiça irá pesar seu coração na balança contra uma pena, a pena da lei espiritual. Se seu coração estiver marcado de maldade, ele descerá e a pena subirá. Vocé é mandado a destruição. Uma besta inominável devorará sua alma dolorosamente. Destruição.

Chocante? Sim, essa é a intenção. No egito antigo, assim como em todas as culturas, figuras que personificam a justiça foram criadas para estabelecer, na terra, um código moral e espiritual para impor ordem e convivência pacífica entre os indivíduos da sociedade. Dentre as ferramentas principais, o medo da punição ou, mais dramaticamente, o medo de um sofrimento abominável encontra lugar especial.

Num mundo onde as pessoas podem simplesmente tomar dos outros o que querem, os indivíduos vivem em constante guerra uns com os outros. Os astutos digladiam com os brutos. Morre o ingênuo e sobrevive o egoista, que reconhece a necessidade do ataque antecipado. A vida é acre e ingrata.

Eis que um grupo de pessoas se une. Elas nunca confiarão umas nas outras, pois sabem que no primeiro momento de invigilância serão traidas. Por isso propoem um pacto: todas abdicam, ao mesmo tempo, de suas forças, para criarem uma entidade vingadora que lutará com a capacidade de todos juntos. De Leviatã chamada será. Ela velará pela segurança do grupo, tornando-o superior aos outros selvagens por meio da multiplicaçãs de suas forças. Protege-los-a, tambem, deles proprios. Nenhum do grupo ousara nada contra o próximo por medo de retribuição da entidade.

Então, assim como a besta espiritual que devora as almas dos injustos, o Leviatã destruirá os ímpios quem caminha sobre a terra e todos que se oporem aos compactuados. Agora, com uma pequena medida de sossego conquistada, cada um poderá dedicar seus esforços para tornar a vida menos difícil. Quem sabe até mais colorida."


Em 1651 um filhote de cruz-credo chamado Thomas Hobbes contou essa historieta aos seus companheiros e pouco tempo depois foi consolidada uma entidade chamada Estado, formada pela união da força de todos os cidadãos e que os protegerá deles mesmos e de ameaças de outros paises.

No livro tinha um desenho de um rei, com a espada na mão direita simbolizando o direito de usar a força contra quem ousasse quebrar o contrato social, com o cetro na mão esquerda significando a legitimação do governo perante os acordados e o corpo formado pela combinação das capacidades individuais dos cidadãos (é um monte de hominho, igual um enxame formando um monstro em desenho animado u.u'). Não sei que artista o Hobbinho contratou pra ilustrar o seu livro, mas ele transmitiu bem a ideia do futebolista político.